sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Sobre a Música Fé e Obras - Katsbarnea, Resgate e Oficina G3.


"Quem pode dizer que ama a Deus a quem não vê
Se não pode amar alguém que morre todo dia e todo dia a gente vê". 

Restos de gente nas esquinas, nos faróis
Sob os viadutos, sob todas as pressões
Escombros de vida, morte de sonhos
Fome e miséria até quando vão matar?
_____________
Eis a letra de "Fé e obras". 
Ouvi essa música ainda em época de adolescente, ainda gosto muito dela, do mesmo modo que aprecio as bandas representadas pelos cantores que a entoam: Zé Bruno (Resgate), Manga (Oficina G3) e Brother Simion (Katsbarnea). 
Sempre pensava sobre como foi o momento em que se juntaram e desenrolaram esta obra, afinal não é tão comum ver grandes nomes de bandas se reunindo em canções assim, o máximo é uma pequena participação de uma ou outra em determinado momento, nada mais.
O instinto de pesquisador entrou em ação. Vamos a algumas descobertas.
Primeiro encontrei a faixa num CD coletânea que a Gospel Records Lançou. Mas a história que envolve  a canção remonta a anos antes. 
A música saiu num LP do ano de 1993 chamado Atitude e Solidariedade lançado pela VINDE (Visão Nacional de Evangelização), numa campanha contra a fome e a pobreza encabeçado no meio cristão por Caio Fábio e também pelo sociólogo Herbert de Sousa (Betinho). O disco foi uma junção de vários artistas cristãos com o intuito de reverter a arrecadação a assistência social.
Capa do LP atitude e Solidariedade
Algo mais amplo sobre a obra escrevi em outro artigo que postarei oportunamente.
Falamos com a Banda Resgate sobre aquela proposta e sobre aquele momento, segundo eles:
"O final dos anos 80, quando o Resgate começou o seu trabalho juntamente com outros grupos, havia um clima romântico e, até por que não dizer, inocente, juvenil. Bandas, Rock, evangelismo, amizade...
Desabrochava um misto de comportamento e missão, um pouco diferente do movimento de hoje. Tenho boas recordações daquele tempo. Na época a Gravadora com a qual trabalhávamos nos fez o convite, ficamos felizes de participar.  A Vinde era uma referência no trabalho social e tudo se alinhava com nosso jeito de fazer a coisa. Não tivemos contato com o projeto ou outros grupos que participaram, cada um gravou na sua cidade e todos enviaram suas gravações. Fizemos a música juntos, o Brother, o Manga e eu. Estávamos sempre juntos na igreja e nos eventos, foi tranquilo, saiu rápido". 
Lado 2 - ou B como chamavam à época.
Outro questionamento interessante foi sobre como surgiu a ideia de gravarem juntos (os vocalistas de 3 das mais destacáveis bandas cristãs no momento – Zé Bruno (Resgate), Luciano Manga (Oficina G3) e Brother Simion (Katsbarnea), e nos disseram:
 "Não sei de quem foi a ideia. Como o convite foi feito à gravadora deve ter sido alguém da direção. Toda segunda feira tocávamos juntos, as bandas se revezavam, não foi algo inédito, já acontecia. Acho que a ideia, seja de quem foi, deve ter sido pela amizade que tínhamos, era muito legal".
No que diz respeito a gravação, composição e produção da música “Fé e obras”, complementam que:
"Gravamos no estúdio do Rick Bonadio. As três bandas já tinham feito discos lá. Ele mesmo produziu a faixa. Se eu não me engano foi o Jorge (Resgate), na batera, o Jadão (Katsbarnea) no Baixo, o Giovani (Katsbarnea) no teclado e eu na guitarra. Depois colocamos as vozes. Acho que foi isso".
E complementaram falando sobre a importância da canção para o repertório musical, a Banda Resgate afirma que: "Cantamos algumas vezes juntos. Sempre que as 3 bandas estavam no mesmo evento, a gente tocava. Mas não entrou no repertório das bandas individualmente. Ficou a boa recordação do que fizemos juntos". 

Fé e obras, uma já clássica canção do rock gospel nacional.
_____________
Fiquem à vontade para comentar.
Por Gleison Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Vídeo: Jefferson Pillar - Lugar de origem

Essa música (e disco) foi uma das melhores coisas da cena musical cristã em 2016. Trago o vídeo desta bela canção.